II Fórum Popular de Educação em Niterói - 2008

Caros Amigos,
Este evento que organizamos hoje foi muito importante para nossa nós, para nossa Escola, para nossa comunidade e a comunidade escolar. Aparentemente foi mais um dia de discussão, mais um certificado para outros, mas para nós, que procuramos e queremos mudanças é a primeira ação de um grupo de pessoas comprometidos com a Educação, com o Futuro e a proposta de uma sociedade menos violenta. É um grupo que acredita que pode transformar, criando um movimento de pressão organizado e com uma única direção. Um grupo que ao sentar para refletir sobre "Teorias e Leis" se informe, leva a informação, esperança e dignidade para outros.No fim deste dia 20/09 saímos profundamente comprometidos com mudanças, mudanças no dia-a-dia, mudanças na sua prática como educador, professor e que possamos ajudar a chegar a quantos seja possivel a importância de mudar e ajudar a mudar positivamente.Na Terceira Carta do seu livro "Cartas aos meu Amigos", o escritor argentino Silo, coloca que é importante "Chegar a toda a sociedade a partir do meio imediato" e que
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" Sabemos que ao mudar positivamente nossa situação estaremos influindo em nosso meio, e outras pessoas compartilharão este ponto de vista dando lugar a um sistema de relações humanas em crescimento.Teremos que nos perguntar : por que deveríamos ir mais além de onde começamos? Simplesmente por coerência com a proposta de tratar os outros como queremos que nos tratem. Ou por acaso não levaríamos aos demais algo que se tornou fundamental ? Se a influência começa a desenvolver-se é porque as relações e o os componentes de nosso meio se ampliaram.Essa é uma questão que deveríamos levar em conta desde o começo porque, ainda quando nossa ação começa aplicando-se em um ponto reduzido, a projeção dessa influência pode chegar muito longe. Não há nada de estranho em pensar que outras pessoas decidam somar-se na mesma direção. Afinal, os grandes movimentos históricos seguiram o mesmo caminho: começaram pequenos, como é lógico, e se desenvolveram graças ao fato das pessoas os terem considerado intérpretes de suas necessidades e inquietudes.Atuar no meio imediato, mas com o olhar colocado no progresso da sociedade, é coerente com tudo o que foi dito.De outro modo, para que faríamos referência a uma crise global que deve ser enfrentada com resolução , se tudo terminasse em indivíduos isolados para os quais os demais não têm importância?Pela anecessidade das pessoas, que coincidam em dar uma nova direção às suas vidas e aos acontecimentos, surgirão âmbitos de discussão e comunicação direta.Mais adiante, a difusão através de todos os meio permitirá ampliar a superfície de contato.Outro tanto ocorréra com a criação de organismo e instituições compatíveis com esta proposta".
Cremos que esta é a fala que norteia onde queremos chegar.
Um abraço e agradecemos a todos que participaram deste nosso evento.
Os apoios dos comerciantes e fornecedores, da direção Cristina e Jádinea.
Desejamos Paz, Força e Alegria para todos,
A equipe organizadora do II Fórum


sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Estudar para quê?

ESTUDAR PARA QUÊ?

Não existe criança ou jovem que não queira aprender. Por natureza eles estão sedentos para absorver todo o “conhecimento do mundo”. E, se isto é verdade, porque tantas reclamações por parte de pais e professores que os jovens não querem nada, não aprendem ou só aprendem o que não deve.
Conhecimento e informação por todo o lado: TV, internet, revistas, amigos e etc...Nunca tiveram tão comunicados e então que papel tem a Escola? Pra que serve estudar? Vem construir a escola que você quer.
As crianças e os adolescentes não têm a preocupação com a vida futura. Vivem o presente, o imediatismo, não por opção, irresponsabilidade ou imaturidade, mas a própria fase pela qual estão passando não os ajuda pensar diferente.
Sabemos que eles precisam de orientação, encaminhamento para que a escola tenha sentido, ao menos aquele ao que se destina, ou seja, formar cidadãos e garantir a eles a aquisição do conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, sempre com criticidade como bem nos lembra Freire. Então, quem deveria lhes dar essa orientação? A família? Os amigos? A TV? O Orkut? A própria escola? Com certeza cada um tenha uma resposta própria. Talvez nem todas sejam as mais adequadas.A escola precisa dar conta da ansiedade da demanda dos educandos que estão em processo de descoberta, independente da realidade que venham. Por isso, a escola precisa ser interessante, atraente, significativa para aqueles que já sabem o que querem, para aqueles que buscam saber e para aqueles que nem pensam nisso, cuja escola não faz o menor sentido.
Porque estudamos?Para ser alguém; para competirmos? Para nós mesmos? Enfim, estudar para quê?

A escola que temos hoje gera seres humanos violentos?