II Fórum Popular de Educação em Niterói - 2008
Caros Amigos,
Este evento que organizamos hoje foi muito importante para nossa nós, para nossa Escola, para nossa comunidade e a comunidade escolar. Aparentemente foi mais um dia de discussão, mais um certificado para outros, mas para nós, que procuramos e queremos mudanças é a primeira ação de um grupo de pessoas comprometidos com a Educação, com o Futuro e a proposta de uma sociedade menos violenta. É um grupo que acredita que pode transformar, criando um movimento de pressão organizado e com uma única direção. Um grupo que ao sentar para refletir sobre "Teorias e Leis" se informe, leva a informação, esperança e dignidade para outros.No fim deste dia 20/09 saímos profundamente comprometidos com mudanças, mudanças no dia-a-dia, mudanças na sua prática como educador, professor e que possamos ajudar a chegar a quantos seja possivel a importância de mudar e ajudar a mudar positivamente.Na Terceira Carta do seu livro "Cartas aos meu Amigos", o escritor argentino Silo, coloca que é importante "Chegar a toda a sociedade a partir do meio imediato" e que :
" Sabemos que ao mudar positivamente nossa situação estaremos influindo em nosso meio, e outras pessoas compartilharão este ponto de vista dando lugar a um sistema de relações humanas em crescimento.Teremos que nos perguntar : por que deveríamos ir mais além de onde começamos? Simplesmente por coerência com a proposta de tratar os outros como queremos que nos tratem. Ou por acaso não levaríamos aos demais algo que se tornou fundamental ? Se a influência começa a desenvolver-se é porque as relações e o os componentes de nosso meio se ampliaram.Essa é uma questão que deveríamos levar em conta desde o começo porque, ainda quando nossa ação começa aplicando-se em um ponto reduzido, a projeção dessa influência pode chegar muito longe. Não há nada de estranho em pensar que outras pessoas decidam somar-se na mesma direção. Afinal, os grandes movimentos históricos seguiram o mesmo caminho: começaram pequenos, como é lógico, e se desenvolveram graças ao fato das pessoas os terem considerado intérpretes de suas necessidades e inquietudes.Atuar no meio imediato, mas com o olhar colocado no progresso da sociedade, é coerente com tudo o que foi dito.De outro modo, para que faríamos referência a uma crise global que deve ser enfrentada com resolução , se tudo terminasse em indivíduos isolados para os quais os demais não têm importância?Pela anecessidade das pessoas, que coincidam em dar uma nova direção às suas vidas e aos acontecimentos, surgirão âmbitos de discussão e comunicação direta.Mais adiante, a difusão através de todos os meio permitirá ampliar a superfície de contato.Outro tanto ocorréra com a criação de organismo e instituições compatíveis com esta proposta".
Cremos que esta é a fala que norteia onde queremos chegar.
Um abraço e agradecemos a todos que participaram deste nosso evento.
Os apoios dos comerciantes e fornecedores, da direção Cristina e Jádinea.
Desejamos Paz, Força e Alegria para todos,
A equipe organizadora do II Fórum
O Conselho Escola Comunidade, que atende pala sigla de CEC (como é chamado em Niterói), Conselho Escola ou Associação de Pais, Amigos em outros estados é um colegiado com representantes da comunidade escolar: direção, professores, funcionários e alunos; e a comunidade representada pelos pais que foram escolhidos em Assembléia e a Associação de Moradores que atende a aquela comunidade reconhecida pela Prefeitura da cidade, em Niterói a FAMNIT.
Quais são as principais atribuições dos Conselhos Escolares?
A primeira delas deverá ser a elaboração do Regimento Interno do Conselho Escolar, que define ações importantes, como calendário de reuniões, substituição de conselheiros, condições de participação do suplente, processos de tomada de decisões, indicação das funções do Conselho etc. Num segundo momento, deve-se partir para a elaboração, discussão e aprovação do projeto político-pedagógico da escola. No caso de escolas em que existe o projeto político-pedagógico, cabe ao Conselho Escolar avaliá-lo, propor alterações, se for o caso, e implementá-Io. Em ambos os casos, o Conselho Escolar tem um importante papel no debate sobre os principais problemas da escola e suas possíveis soluções. De modo geral, podem ser identificadas algumas atribuições dos Conselhos Escolares:
1.Elaborar o Regimento Interno do Conselho Escolar; 2.Coordenar o processo de discussão, elaboração ou alteração do Regimento Escolar; 3.Convocar assembléias-gerais da comunidade escolar ou de seus segmentos; 4.Garantir a participação das comunidades escolar e local na definição do projeto político-pedagógico da unidade escolar; 5.Promover relações pedagógicas que favoreçam o respeito ao saber do estudante e valorize a cultura da comunidade local; 6.Propor e coordenar alterações curriculares na unidade escolar, segundo as leis vigentes, a partir da análise, do aproveitamento significativo do tempo e dos espaços pedagógicos na escola; 7.Propor e coordenar discussões junto aos segmentos e votar as alterações metodológicas, didáticas e administrativas na escola, segundo a legislação; 8.Participar da elaboração do calendário escolar, considerando à unidade escolar, segundo a lei vigente; 9.Acompanhar a evolução dos indicadores educacionais (abandono escolar, aprovação, aprendizagem, entre outros) propondo, quando preciso, intervenções pedagógicas e/ou medidas sócio-educativas; 10.Elaborar o plano de formação continuada dos conselheiros escolares, para ampliar sua qualificação; 11.Aprovar o plano administrativo anual, elaborado pela direção da escola, sobre a programação e a aplicação de recursos financeiros, promovendo alterações; 12.Fiscalizar a gestão administrativa, pedagógica e financeira da unidade escolar; 13.Promover relações de cooperação e intercâmbio com outros Conselhos escolares.
OBS: Este texto foi retirado do caderno nº1 dos cadernos do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares FNDE