II Fórum Popular de Educação em Niterói - 2008

Caros Amigos,
Este evento que organizamos hoje foi muito importante para nossa nós, para nossa Escola, para nossa comunidade e a comunidade escolar. Aparentemente foi mais um dia de discussão, mais um certificado para outros, mas para nós, que procuramos e queremos mudanças é a primeira ação de um grupo de pessoas comprometidos com a Educação, com o Futuro e a proposta de uma sociedade menos violenta. É um grupo que acredita que pode transformar, criando um movimento de pressão organizado e com uma única direção. Um grupo que ao sentar para refletir sobre "Teorias e Leis" se informe, leva a informação, esperança e dignidade para outros.No fim deste dia 20/09 saímos profundamente comprometidos com mudanças, mudanças no dia-a-dia, mudanças na sua prática como educador, professor e que possamos ajudar a chegar a quantos seja possivel a importância de mudar e ajudar a mudar positivamente.Na Terceira Carta do seu livro "Cartas aos meu Amigos", o escritor argentino Silo, coloca que é importante "Chegar a toda a sociedade a partir do meio imediato" e que
:
" Sabemos que ao mudar positivamente nossa situação estaremos influindo em nosso meio, e outras pessoas compartilharão este ponto de vista dando lugar a um sistema de relações humanas em crescimento.Teremos que nos perguntar : por que deveríamos ir mais além de onde começamos? Simplesmente por coerência com a proposta de tratar os outros como queremos que nos tratem. Ou por acaso não levaríamos aos demais algo que se tornou fundamental ? Se a influência começa a desenvolver-se é porque as relações e o os componentes de nosso meio se ampliaram.Essa é uma questão que deveríamos levar em conta desde o começo porque, ainda quando nossa ação começa aplicando-se em um ponto reduzido, a projeção dessa influência pode chegar muito longe. Não há nada de estranho em pensar que outras pessoas decidam somar-se na mesma direção. Afinal, os grandes movimentos históricos seguiram o mesmo caminho: começaram pequenos, como é lógico, e se desenvolveram graças ao fato das pessoas os terem considerado intérpretes de suas necessidades e inquietudes.Atuar no meio imediato, mas com o olhar colocado no progresso da sociedade, é coerente com tudo o que foi dito.De outro modo, para que faríamos referência a uma crise global que deve ser enfrentada com resolução , se tudo terminasse em indivíduos isolados para os quais os demais não têm importância?Pela anecessidade das pessoas, que coincidam em dar uma nova direção às suas vidas e aos acontecimentos, surgirão âmbitos de discussão e comunicação direta.Mais adiante, a difusão através de todos os meio permitirá ampliar a superfície de contato.Outro tanto ocorréra com a criação de organismo e instituições compatíveis com esta proposta".
Cremos que esta é a fala que norteia onde queremos chegar.
Um abraço e agradecemos a todos que participaram deste nosso evento.
Os apoios dos comerciantes e fornecedores, da direção Cristina e Jádinea.
Desejamos Paz, Força e Alegria para todos,
A equipe organizadora do II Fórum


domingo, 28 de setembro de 2008

Propostas feitas pela Mesa: Estudar para quê?

ESTUDAR PRA QUÊ?
A Questão era estudar para quê?

TER TRABALHO E DINHEIRO
•PARA FORMAR CIDADÃO
POR QUE NÃO GOSTO DA ESCOLA?
BARULHO
•FALTAS FREQUENTES DOS PROFESSORES, PERDENDO O RITMO
•QUANDO O PROFESSOR FALA E ESCREVE MUITO NO QUADRO
•AVALIAÇÃO A BASE DE RELATÓRIO
•GRÊMIO SEM PRESENÇA
COMO PODE-SE MELHORAR A ESCOLA?
• MAIS ATIVIDADES DINÂMICAS EM AULA (MÚSICAS, JOGOS E ETC...)
• ORGANIZAÇÃO DAS SALAS DE DIFERENTES FORMAS
• AULAS DE INFORMÁTICA
• AULAS DE INGLÊS OU ESPANHOL
• ESCOLHER O CONTEÚDO DE PREFERÊNCIA NA AULA DE ARTES SEM SEPARAÇÃO POR TURMA
• AULA DE AÚDIO VISUAL DE TODAS AS MATÉRIAS
• CONHECER PESSOALMENTE AS PROFISSÕES
• SISTEMA DE PREMIAÇÃO COLETIVA PARA PARTICIPAÇÃO EM AULA
• REUNIÃO PERIÓDICA COM OS ALUNOS DO GRÊMIO
• POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES EM AULAS VAGAS
• MAIS ATIVIDADES DINÂMICAS EM AULA (MÚSICAS, JOGOS E ETC...)
• ORGANIZAÇÃO DAS SALAS DE DIFERENTES FORMAS
• AULAS DE INFORMÁTICA
• AULAS DE INGLÊS OU ESPANHOL
• ESCOLHER O CONTEÚDO DE PREFERÊNCIA NA AULA DE ARTES SEM SEPARAÇÃO POR TURMA
• AULA DE AÚDIO VISUAL DE TODAS AS MATÉRIAS
• CONHECER PESSOALMENTE AS PROFISSÕES
• SISTEMA DE PREMIAÇÃO COLETIVA PARA PARTICIPAÇÃO EM AULA
• REUNIÃO PERIÓDICA COM OS ALUNOS DO GRÊMIO
• POSSIBILIDADES DE ATIVIDADES EM AULAS VAGAS: JOGOS, BIBLIOTECA, ATIVIDADES LÚDICAS

Propostas feitas pela Mesa: Gestão Democrática Real

  • Gestão Democrática Real
    Ambiente Educativo
    · Diminuir o número de alunos por sala de aula e sobretudo em relação ao seu espaço físico: m2, acústica, acesso e material como : mapas, retroprojetor e todo material de apoio.
    •Rever a equipe pedagógica em relação a modulação sem preocupação com folha de pagamento mais comprometidos com a qualidade que poderá haver se o professor tiver mais apoio;
    •Criação de funções extras: coordenadores de pátio, professor de apoio, reagrupamentos que potencialize e crie uma homogenização na sala de aula deixando o professor mais tranqüilo e menos frustrado com a qualidade da aula que planejou e seus objetivos.
    •Criação de regras de convivência e princípios, e criasse parcerias com diferentes instituições no entorno da escola para que a criança se mantenha num ambiente educacional com entrosado com a escola.
    •Nomeação de instâncias de escutas para professores, pais, alunos e funcionários de modo a diminuir tensões.
    •Promover encontros de pais e alunos, corpo docente para gerar um canal de comunicação real e compreensão para juntos poderem melhorar a qualidade do ensino criando mecanismos de participação real e comprometimento de ambos – a família educadora e o professor.
    Práticas Pedagógicas e Gestão Escolar Democrática
    Rever papeis de direitos e deveres de toda a comunidade escolar
    • Fazer valer o direito de todos e de saber como funciona a CEC, verbas, calendário
    Avaliação e Formação e Condições de Trabalho dos Profissionais da Escola
    Formação e coordenação especial para orientar o professor e capacitação para melhorar a sua ação na sala de aula com PNEE’s.
    • Mais tempo de planejamento com melhores condições de trabalho e remuneração;
    • Todas os benefícios se mantenham até quando passem da vida ativa para a inativa (aposentadoria);
    • Concurso públicos e convocação imediata para todas as funções do corpo docente e limpeza,
    • Eleições de diretores com a participação da comunidade escolar e seu entorno para que não haja manipulação política em período de eleições; ou cargos de confiança sem a devida preparação comprometendo o futuro da Escola, políticas publicas manipuladoras que utilizem a comunidade escolar e a comunidade como massa de manobra.
    Acesso, Permanência e Sucesso na Escola
    Ter maior motivação para o jovem permanecer e ficar
    • Com a melhoria do ambiente escolar proporcionalmente o acesso, a permanência e o sucesso na escola teremos como conseqüência, o proposto acima.

A escola que temos hoje gera seres humanos violentos?