II Fórum Popular de Educação em Niterói - 2008
Caros Amigos,
Este evento que organizamos hoje foi muito importante para nossa nós, para nossa Escola, para nossa comunidade e a comunidade escolar. Aparentemente foi mais um dia de discussão, mais um certificado para outros, mas para nós, que procuramos e queremos mudanças é a primeira ação de um grupo de pessoas comprometidos com a Educação, com o Futuro e a proposta de uma sociedade menos violenta. É um grupo que acredita que pode transformar, criando um movimento de pressão organizado e com uma única direção. Um grupo que ao sentar para refletir sobre "Teorias e Leis" se informe, leva a informação, esperança e dignidade para outros.No fim deste dia 20/09 saímos profundamente comprometidos com mudanças, mudanças no dia-a-dia, mudanças na sua prática como educador, professor e que possamos ajudar a chegar a quantos seja possivel a importância de mudar e ajudar a mudar positivamente.Na Terceira Carta do seu livro "Cartas aos meu Amigos", o escritor argentino Silo, coloca que é importante "Chegar a toda a sociedade a partir do meio imediato" e que :
" Sabemos que ao mudar positivamente nossa situação estaremos influindo em nosso meio, e outras pessoas compartilharão este ponto de vista dando lugar a um sistema de relações humanas em crescimento.Teremos que nos perguntar : por que deveríamos ir mais além de onde começamos? Simplesmente por coerência com a proposta de tratar os outros como queremos que nos tratem. Ou por acaso não levaríamos aos demais algo que se tornou fundamental ? Se a influência começa a desenvolver-se é porque as relações e o os componentes de nosso meio se ampliaram.Essa é uma questão que deveríamos levar em conta desde o começo porque, ainda quando nossa ação começa aplicando-se em um ponto reduzido, a projeção dessa influência pode chegar muito longe. Não há nada de estranho em pensar que outras pessoas decidam somar-se na mesma direção. Afinal, os grandes movimentos históricos seguiram o mesmo caminho: começaram pequenos, como é lógico, e se desenvolveram graças ao fato das pessoas os terem considerado intérpretes de suas necessidades e inquietudes.Atuar no meio imediato, mas com o olhar colocado no progresso da sociedade, é coerente com tudo o que foi dito.De outro modo, para que faríamos referência a uma crise global que deve ser enfrentada com resolução , se tudo terminasse em indivíduos isolados para os quais os demais não têm importância?Pela anecessidade das pessoas, que coincidam em dar uma nova direção às suas vidas e aos acontecimentos, surgirão âmbitos de discussão e comunicação direta.Mais adiante, a difusão através de todos os meio permitirá ampliar a superfície de contato.Outro tanto ocorréra com a criação de organismo e instituições compatíveis com esta proposta".
Cremos que esta é a fala que norteia onde queremos chegar.
Um abraço e agradecemos a todos que participaram deste nosso evento.
Os apoios dos comerciantes e fornecedores, da direção Cristina e Jádinea.
Desejamos Paz, Força e Alegria para todos,
A equipe organizadora do II Fórum
Escola: Gestão Democrática Real
A Escola é a primeira célula da sociedade onde o individuo começa compreender o que é participar, cidadania, respeito, democracia,ética, solidariedade e começa a criar os modelos para o seu futuro. Mas, como poderá faze-lo com uma Escola prepotente, não comprometida, não participativa, não respeitosa e desqualificada, que é o que encontramos na maioria das Escolas que temos hoje? Estamos longe da escola que gostaríamos de ter...Utilizando os índices de qualidade dos Cadernos do FNDE poderemos ter uma discussão e gerarmos o documento que queremos para reivindicar a ESCOLA que queremos...Os sub-temas de discussão são:- Ambiente educativo;- Prática Pedagógica;- Avaliação;- Gestão Escolar Democrática;- Formação e Condições de Trabalho dos Profissionais da Escola;-
Ambiente Físico Escolar; - Acesso, permanência e sucesso na escola;Bom, acreditamos que com estes pontos discutidos teremos uma direção de trabalho, parametros do que seria Escola e chegaremos a gestão democrática real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário